Física EPP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Ellen Kalyne
Mensagens : 3
Pontos : 1842
Data de inscrição : 07/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Ter maio 07, 2019 9:49 pm
“Luz, câmera e AÇÃO!”
O cinema é um meio interativo e sistemático que tem sido acessado cada vez mais pela sociedade. A primeira exibição de cinema ocorreu em 1895, em Paris, os irmãos Lumière inventaram o cinematográfo, câmera que registrava e reproduzia imagens em um anteparo.
Com o passar do tempo o cinema só evoluiu cada vez mais, e de formas variadas, ganhou som, cores e efeitos especiais. Uma dessas versões são os filmes em 3D, os quais precisam de óculos especiais, para serem assistidos.
Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.
Para entendermos o funcionamento dos cinemas 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.
A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a visão de um dos olhos, as pessoas perdem também a noção espacial.
As antigas produções de filmes 3D utilizavam imagens anáglifas para aproveitarem a visão binocular e o desvio. Estas imagens incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde).
Assim, quando desejávamos assistir a estes filmes, fazia-se necessáro utilizarmos um óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde). Estas lentes "obrigavam" um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul (ou verde).
Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  04017510[/url]
É devido às diferenças entre as duas lentes que o cérebro as interpreta como uma imagem de três dimensões. Entretanto, por conta da utilização de lentes coloridas, a coloração da "imagem final" não é precisa, de modo que há dados que relatam que esta tecnologia trouxe muitos problemas para as pessoas como dores de cabeça, lesões oculares e náusea.
Foi necessário desenvolver uma tecnologia melhor, porém mais mais cara e complicada, mas que não afeta as cores originais. Esta nova tecnologia é baseada na polarização, sendo, agora, os óculos feitos por lentes escuras e não mais coloridas como antes.
Para obter as imagens, são utilizadas duas câmeras: uma delas para capturar imagens para o olho direito e a outra para capturar as imagens para o olho esquerdo. Assim, a imagem será tanto mais "real" ou "para fora da tela", quanto maior for a distância entre a imagem e a tela.
Por serem utilizadas duas câmeras, o filme terá, a cada segundo, 48 quadros, equivalente ao dobro de quadros utilizados em filmes convencionais.
A luz do retroprojetor chega à tela em espiral e os quadros vão se alternando, já que parte deles gira em um sentido enquanto a outra parte gira no sentido oposto. Além do mais, a tela é refletiva (prateada), o que torna possível para a luz passar a ideia de que não se trata de uma tela normal.
Já os óculos possuem filtros de polaridade, permitindo que cada olho receba um quadro, como se cada pessoa enxergasse a mesma coisa através de dois diferentes focos.
Obviamente, a distância entre os dois olhos nos faz ver a mesma coisa sob ângulos diferentes. Assim, é baseado nestas duas imagens vistas por cada olho que o cérebro age como se nos "enganasse" e forma uma terceira imagem, dando a impressão de profundidade à cena.

Fonte: sófisica.com.br

Obs: não consegui inserir link do YouTube!! (Título: saiba como funciona o cinema 3D - Estech)

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Oculos10
Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Cinema10
avatar
Camilla Kind
Mensagens : 4
Pontos : 1848
Data de inscrição : 30/04/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Ter maio 07, 2019 11:02 pm
Visto que o efeito 3D depende da visão do telespectador, indivíduos com visão alterada, como por exemplo em caso de estrabismo conseguem o mesmo efeito do que alguém com a visão perfeita?
avatar
Maria Eduarda Barcellos
Mensagens : 4
Pontos : 1840
Data de inscrição : 08/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 7:22 am
Pesquisadores da Universidade de St Andrews, na Escócia, sugerem que é possível ter a experiência de ver uma imagem em 3D usando apenas um olho.
O estudo mostrou que um método que utiliza um pequeno buraco circular poderia ter amplas implicações para a tecnologia 3D.
A pesquisa, divulgada na publicação cientifica Psychological Science, mostrou que o método também apresentou implicações para pessoas que têm apenas um olho ou têm problemas de visão dupla (a percepção de duas imagens a partir de um único objeto).
Acredita-se que o método cria um efeito 3D semelhante ao utilizado para o cinema.
Os pesquisadores disseram que o pensamento atual é baseado na necessidade de existirem duas imagens – uma para cada olho – que quando combinadas no córtex visual, criam uma sensação de profundidade.
Mas o psicólogo Dhanraj Vishwanath, da Universidade de St Andrews, acredita que os dois olhos não são necessários para uma "experiência 3D".
"Nós demonstramos experimentalmente, pela primeira vez, que a mesma "maneira especial" com que a profundidade é experimentada em filmes 3D pode ser vivida olhando para uma imagem normal com apenas um olho através de uma pequena abertura (orifício circular)", disse Vishwanath.
"Embora este efeito seja conhecido há muito tempo, ele é geralmente rejeitado", observa.
"Agora, nós mostramos que o efeito é de fato real, e os resultados perceptivos são exatamente como os vistos quando assistimos filmes em 3D", afirma.
"Com base nesta constatação, nós fornecemos uma nova hipótese sobre o que pode ser a causa real da experiência em 3D", diz.
A universidade disse que a invenção de 1838 do estereoscópio - a tecnologia por trás da técnica usada na cinematografia 3D - trouxe consigo a suposição de que dois olhos eram necessários para se obter uma imagem em 3D.
Fonte: Bbc


Última edição por Maria Eduarda Barcellos em Qua maio 08, 2019 7:33 am, editado 1 vez(es)
avatar
gabi francisco
Mensagens : 4
Pontos : 1843
Data de inscrição : 05/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 7:30 am
As imagens tridimensionais que são transmitidas em cinemas ou televisores 3D funcionam da seguinte maneira: duas imagens são geradas simultaneamente e enviadas para os óculos, que as separam para que cada olho enxergue apenas uma delas. No cérebro, ocorre o processo da fusão binocular, momento em que as imagens são unidas e geram a sensação tridimensional.
Porém, nem todos os indivíduos conseguem enxergar as imagens tridimensionais. Isso acontece, porque possuem dificuldade em realizar a fusão binocular, ou seja, as imagens não chegam ao cérebro da maneira correta.
Isto acontece com frequência em pacientes que apresentam uma das doenças recorrentes do estrabismo: a ambliopia (também conhecida como doença do “olho preguiçoso”). Este tipo de paciente costuma ter um dos olhos em condições aceitáveis para a visão, mas o outro funciona apenas como acessório.
Segundo o Doutor José Joaquim Junior (médico oftalmologista da Clínica de Olhos José Joaquim Junior, em Curitiba), problemas na visão binocular têm como principal consequência a perda de noções de profundidade e também a redução na angulação total do campo de visão natural (que, para um ser humano com visão perfeita, chega a um arco de 200 graus).
fonte: tec mundo
avatar
Miguel Batista (M10)
Mensagens : 1
Pontos : 1840
Data de inscrição : 07/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 7:54 am
Existe alguma maneira possível dessas pessoas que possuem problema de visão , sentir a realidade do cinema 3D de algum outro jeito?
avatar
Beatriz de Oliveira
Mensagens : 3
Pontos : 1843
Data de inscrição : 06/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 10:24 am
Aqueles que não conseguem enxergar em 3D são chamados “stereoblinds”. Essas pessoas não conseguem enxergar imagens em profundidade.
Isso ocorre devido à incapacidade dos dois olhos de trabalharem juntos. As pessoas com estrabismo e ambliopia (olho vago ou preguiçoso) assim como pessoas que utilizam os olhos em sincronia, porém não o tempo todo. Isso quer dizer que, se os olhos não trabalharem em conjunto, nada feito.
Infelizmente, para aqueles que possuem apenas um olho não existe solução, uma vez que é preciso que os dois olhos trabalhem para reconhecer imagens tridimensionais.
Dr. Dan Fortenbacher publicou um artigo, no qual um optometrista de Michigan, comenta que este tipo de deficiência tenha uma chance de ser curada através de fisioterapias de visão.
fonte: tecmundo
avatar
Maria Eduarda S Kern
Mensagens : 11
Pontos : 1854
Data de inscrição : 07/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 10:27 am
Quando os olhos não estão alinhados perfeitamente, a estereopsia é afetada e, consequentemente, a fusão fica debilitada. O Doutor José Joaquim Junior afirma que quanto maior é o desvio ocular do paciente, menor é a capacidade de fusão. Resumindo, a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões. Mesmo após cirurgias para correção do problema, os pacientes estrábicos não conseguem resolver a falha na fusão ocular. Isso acontece porque as cirurgias de estrabismo são procedimentos estéticos, e a imagem captada continua sendo formada com desvios no interior dos olhos.
Fonte: tec mundo
avatar
Ellen Kalyne
Mensagens : 3
Pontos : 1842
Data de inscrição : 07/05/2019

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Qua maio 08, 2019 4:48 pm
Miguel Batista (M10) escreveu:Existe alguma maneira possível dessas pessoas que possuem problema de visão , sentir a realidade do cinema 3D de algum outro jeito?


 “Quem usa óculos e quem tem uma boa visão não têm dificuldade em ver 3D, porém, o estrabismo, a catarata, a miopia, hipermetropia e astigmatismo não corrigidos ou a degeneração macular, podem impedir a percepção da tridimensionalidade e o paciente acaba vendo duplo ou uma imagem fantasma”, afirma a oftalmologista Dra. Ana Paula.

Infelizmente, para aqueles que possuem apenas um olho não existe solução, uma vez que é preciso que os dois olhos trabalhem para reconhecer imagens tridimensionais. Porém, se os dois olhos estão ali, porém só um pouco “dispersos”, há solução.
Em seu artigo sobre o assunto o Dr. Dan Fortenbacher, um optometrista de Michigan, comenta que este tipo de deficiência pode ser curada através de fisioterapias de visão, assim podendo enxergar normalmente os filmes em 3D.


Fontes: tec mundo

Conteúdo patrocinado

Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?  Empty Re: Cinemas 3D. Como surgiu e como funcionam?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos