Física EPP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grandes nomes da Ciência

+13
Mirna Caliman
Beatriz de Oliveira
Lais Ribeiro de Oliveira
Caio Alves Oliveira
Camilla Kind
Nah Campos
Sammuel
João Victor de Souza
Gabriel rodrigues
Sophia Gomes
gabi francisco
Maria Eduarda Duarte
Admin
17 participantes
Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 42
Pontos : 1901
Data de inscrição : 30/04/2019
https://fisicaepp.forumbrasil.net

Grandes nomes da Ciência Empty Grandes nomes da Ciência

Sáb maio 04, 2019 9:35 pm
Vamos simplificar, mas ainda assim estimular a pesquisa e a discussão.

Cite e comente um grande nome da ciência:
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 42
Pontos : 1901
Data de inscrição : 30/04/2019
https://fisicaepp.forumbrasil.net

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Sáb maio 04, 2019 9:45 pm
Vou começar com o mais provável, o resto é com vocês

Albert Einstein

Físico alemão responsável pela relatividade restrita e a relatividade geral, mas ganhou o nobel pelo efeito fotoelétrico.
Sua tese de doutorado tinha apenas 24 páginas, mas apenas 17 com trabalho propriamente dito. (Teses de doutorado raramente ficam abaixo de 200 páginas)

capa do artigo.
Grandes nomes da Ciência Capa_e10
avatar
Maria Eduarda Duarte
Mensagens : 9
Pontos : 1855
Data de inscrição : 02/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Sáb maio 04, 2019 10:50 pm
Isaac Newton foi um astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência, de personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.


fonte: wikipedia


Última edição por Maria Eduarda Duarte em Sáb maio 04, 2019 11:42 pm, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 42
Pontos : 1901
Data de inscrição : 30/04/2019
https://fisicaepp.forumbrasil.net

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Sáb maio 04, 2019 11:03 pm
Maria Eduarda Duarte escreveu:Isaac Newton foi um astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência, de personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

A intenção é justamente essa, mas quando pegar de algum lugar é sempre legal citar a fonte, não podemos ferir os direitos autorais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Gostei de uma coisa nessa relato da Wikipedia, que nem sempre é confiável por ser aberta a qualquer edição. Nesse trecho citava que Newton era alquimista, exite alguma evidência?
avatar
Maria Eduarda Duarte
Mensagens : 9
Pontos : 1855
Data de inscrição : 02/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Sáb maio 04, 2019 11:24 pm
Newton, escreveu em um manuscrito (relevado recentemente) que havia uma formula para a imortalidade com a criação da pedra filosofal, que converteria metais em ouro e nos deixaria jovens pra sempre, sendo o elixir da vida humana.
avatar
gabi francisco
Mensagens : 4
Pontos : 1843
Data de inscrição : 05/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Niels Bohr

Dom maio 05, 2019 3:07 pm
Niels Böhr (1885-1962) foi um físico dinamarquês que ficou mais conhecido por seus trabalhos sobre a estrutura atômica, recebendo inclusive o Prêmio Nobel de Física em 1922.
Esse gigante da ciência é mais conhecido por seu modelo atômico, que foi chamado de modelo atômico de Rutherford-Böhr.
O cientista Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que se baseou no modelo de Rutherford, apenas aprimorando-o, por isso ele passou a ser chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr.
Bohr se baseou também na teoria quântica da energia de Max Planck e nos espectros de linhas dos elementos para criar os seguintes princípios fundamentais:
1: Os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, sendo que cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo. Quanto mais próximo do núcleo, menor a energia do elétron, e vice-versa;
2:Os níveis de energia são quantizados, ou seja, só são permitidas certas quantidades de energia para o elétron cujos valores são múltiplos inteiros do fóton (quantum de energia);
3:Para passar de um nível de menor energia para um de maior energia, o elétron precisa absorver uma quantidade apropriada de energia. Quando isso ocorre, dizemos que o elétron realizou um salto quântico e atingiu um estado excitado. Esse estado é instável e quando o elétron volta para o seu nível de energia original (estado fundamental), ele libera a energia que havia absorvido na forma de onda eletromagnética.
Grandes nomes da Ciência 62a4a010
Fonte:mundoeducacao.bol.uol.com.br/amp/quimica/modelo-atomico-rutherford-bohr.htm
avatar
Sophia Gomes
Mensagens : 6
Pontos : 1852
Data de inscrição : 30/04/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Dom maio 05, 2019 6:38 pm
Pode-se dizer que Galileu Galilei foi o "pai" da ciência moderna. Uma vez que, descobriu que quando dois corpos são arremessados em queda livre, estes caem ao mesmo tempo, independentemente do seu peso, desprezando as forças de resistência do ar. Ademais, Galileu Galilei foi o primeiro a identificar crateras e montanhas na Lua, como também, descobriu as quatro maiores luas de Júpiter.
Outrossim, Galilei contribuiu de forma significativa para o que sabemos hoje: a Terra gira em torno do Sol, e não ao contrário.
Em sua época, os instrumentos para o estudo da fisica eram escassos, e também, havia a repressão das ideias e pensamentos que não eram correlacionados ao ideal religioso, vinculados à Igreja Católica.
Porém, ele não se coibiu com essas imposições, e assim,ele foi e é considerado o revolucionário da ciencia.
Vale destacar que, não foi somente o estudo da queda livre e do movimento que fazem parte da sua teoria. Há também, a invenção do telescópio, que o permitiu ver o espaço, o termômetro, o compasso, o pêndulo, entre outras descobertas.
Algo muito importante foi que, Galilei aprofundou os estudos  de Nicolau Copérnico sobre a teoria do heliocentrismo. E assim, tem-se a concepção da sua importância na fisica, matemática, astronomia e até mesmo na filosofia.
Sabe-se muitas frases de pensamento de Galileu, porém, para mim, essas duas frases são as mais reflexivas e que resumem o seu ideal: " Todas as verdades são fáceis de entender,uma vez descobertas.O caso é descobri-las; " Meça o que é mensurável e torne mensurável  o que não é."Grandes nomes da Ciência Images10
avatar
Gabriel rodrigues
Mensagens : 2
Pontos : 1845
Data de inscrição : 05/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Antoine Lavoisier

Dom maio 05, 2019 9:57 pm
Lavoisier foi um químico francês, considerado um dos pais da Química moderna.
As principais descobertas de Lavoisier foi a do oxigênio e a da relação entre respiração e reação de combustão. Depois de incontáveis experiências, ele conseguiu demonstrar que o novo gás descoberto era necessário para que ocorresse a combustão, ou seja, sem o oxigênio não haveria a queima. O químico apontou ainda que esse gás era parte do ar atmosférico e era o que respiramos.
Além disso, descobrira a composição química da água, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Dessa forma, acabaria também refutando a teoria de Tales de Mileto,a qual afirmava que a água era um dos quatro elementos dos quais todas as demais substâncias derivariam.
Tais descobertas causaram uma verdadeira revolução na época, já que desbancaram a teoria do flogístico, que dizia que toda substância inflamável continha esse fluido misterioso, perdido no momento da combustão.
Ao longo de sua vida, ele propôs a Lei de Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, a qual mostrava que, nas reações de combustão, as massas de todas as substâncias envolvidas permaneciam inalteradas. A massa que ele havia pesado no início, antes da reação, era a mesma do final desde que a reação fosse feita em um recipiente fechado. Com isso, ele chegou à sua famosa Lei que diz que, em uma reação química, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos. Hoje essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Fontes:canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/Antoine_Lavoisier.html

Grandes nomes da Ciência B2f73e10
avatar
João Victor de Souza
Mensagens : 5
Pontos : 1846
Data de inscrição : 03/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Marie Curie: Primeira Mulher a Ganhar um Premio Nobel

Dom maio 05, 2019 10:25 pm
Grandes nomes da Ciência Mariec12



A primeira mulher do mundo a ganhar um prêmio Nobel. É assim que começa a maioria das biografias sobre Marie Curie, que em uma época onde apenas os homens iam a universidade descobriu um elemento químico e iniciou uma verdadeira revolução no meio científico.
Sempre encorajada pelo pai a se interessar pela ciência, Marie terminou os estudos aos 15 anos e passoy a trabalhar como professora particular antes de se mudar para Paris em 1891, aos 24 anos, para continuar seus estudos. Em 1894 ela conheceu o professor Pierre Curie com o qual se casau no ano seguinte passando então a ser chamada de Madame Curie. Na época Pierre trabalhava no Laboratório de Física e Química Industrial no qual trabalhariam juntos mais tarde.
Em 1883 e 1894 Marie obteve o grau de bacharel em física e matemática pela universidade de Sourbonne, em Paris, tornando-se depois a primeira mulher a lecionar nessa universidade em 1906.
Em 1898, após ter sua primeira filha, Irene (que também ganhou um prêmio Nobel de química em 1935), Marie Curie inicia seus estudos sobre a radioatividade que Henry Becquerel havia descoberto dois anos antes (o termo “radioatividade” só foi cunhado por Marie Curie em 1898, mas Becquerel já havia feito alguns estudos sobre a radiação emitida pelos compostos de urânio em 1896, tendo contudo abandonado os estudos a respeito por não considerá-los promissores. Até então referia-se ao fenômeno como “hiperfosforecência”).
Em 1903, Marie finalmente defendeu sua tese e obteve o título de doutora pela Sourbonne tornando-se a primeira mulher a receber o título nesta universidade. No final do mesmo ano, Marie e Pierre Curie recebem o prêmio Nobel de física pela descoberta dos dois elementos químicos junto com Becquerel que foi o primeiro a estudar o fenômeno.
Após a morte de seu marido em 1906, Marie continuou a estudar a radioatividade, principalmente suas aplicações terapêuticas e, em 1911, recebe outro prêmio Nobel, desta vez em química, por suas pesquisas com o rádio tornando-se a primeira pessoa, até então, a ganhar duas vezes o prêmio Nobel.
Em 4 de julho de 1934 Marie falece devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos.

“A vida não merece que a gente se preocupe tanto.”
― Marie

Fonte:infoescola
avatar
Sammuel
Mensagens : 2
Pontos : 1840
Data de inscrição : 05/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Dom maio 05, 2019 10:40 pm
Charles Darwin
Considerado o pai da “Teoria da Evolução”, Charles Darwin nasceu em 1809 na Inglaterra. Filho de médico e neto de filósofo e poeta, já na infância revelou-se inteligente e observador, procurando sempre absorver tudo que lhe ensinavam. Desde pequeno se interessava pela História Natural, tanto que colecionava pedras, conchas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros.
 Curiosidade:
Em sua passagem pelo Brasil a bordo do HMS Beagle, o que mais chamou atenção do naturalista inglês foi a deslumbrante natureza do país. Em seu diário de bordo, as notas refletem o encanto do jovem com a luxuriante paisagem tropical.  “Delícia é um termo fraco para exprimir os sentimentos de um naturalista que, pela primeira vez, se viu perambulando por uma floresta brasileira”, escreveu Darwin sobre sua passagem por Salvador.


fonte:canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/Charles_Darwin.html
Grandes nomes da Ciência 1920x1080_Darwin_VerCiencia
avatar
Nah Campos
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 03/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Charles-Augustin Coulomb

Seg maio 06, 2019 7:32 am
Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736. Durante o tempo que viveu nas Índias ocidentais, tinha como passatempo a resolução e compreensão de problemas relacionadas com a Mecânica.

Coulomb idealizou uma balança de torção para avaliar a força magnética entre barras imantadas. A balança criada por ele é semelhante à utilizada por Cavendish para medir a atração gravitacional. (Henry Cavendish foi um físico e químico britânico, conhecido por ter descoberto o hidrogênio, que ele chamou de "ar inflamável", e também por ter medido a densidade da Terra, além de pesquisas em eletricidade).

A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A Lei de Coulomb, que mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas, semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton. Segundo a lei estabelecida por Coulomb, a força de atração e repulsão entre cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Na equação:

FE = força de interação elétrica entre dois portadores de carga (N – newton);
Q1 e Q2 = cargas elétricas (C – coulomb);
d = distância entre as cargas elétricas (m);
K = permissividade elétrica do vácuo (k = 9,0 x 10 elevado a 9 N.m quadrado.C).

Coulomb realizou trabalhos sobre magnetismo e conseguiu definir conceitos relacionados com a imantação (um dos métodos de separação de misturas, quando usa-se um imã pra separar um material que é atraído pelo imã de outro que não o é atraído).
Grandes nomes da Ciência 20190512
Grandes nomes da Ciência 20190513[url=https://servimg.com/view/20067100/3]
avatar
Camilla Kind
Mensagens : 4
Pontos : 1848
Data de inscrição : 30/04/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Nicolau Copérnico

Seg maio 06, 2019 11:43 am
Nicolau Copérnico, nascido em 19 de fevereiro de 1473, na Polônia, foi um importante matemático e astrônomo. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem, através de seus estudos, cálculos e observações do céu a olho nu (pois a luneta ainda não havia sido inventada), percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do Sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo (descoberta que causou a primeira grande revolução em nossa concepção do universo). Foi Copérnico quem deduziu, também, que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Numa época em que os dogmas da então poderosa Igreja Católica afirmavam que a Terra ficava parada no espaço e era o centro do universo (teoria do teocentrismo), a descoberta de Copérnico era fantástica e ousada. Sua concepção de heliocentrismo, ainda que imperfeita, pois previa órbitas circulares dos planetas em torno do Sol, quando na verdade elas são elípticas, iniciou um fabuloso processo de descobertas astronômicas e físicas nas décadas a seguir.

fonte: universoracionalista.org
infoescola.com Grandes nomes da Ciência 5b849810
avatar
Caio Alves Oliveira
Mensagens : 6
Pontos : 1846
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Seg maio 06, 2019 5:25 pm
Arquimedes nasceu em Siracusa, atual Itália, no ano 287 a.C. Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego, filho de um astrônomo, que provavelmente o apresentou à matemática. Arquimedes estudou em Alexandria, onde teve como mestre Canon de Samos e, assim, entrou em contato com Erastótenes. A este último Arquimedes dedicou seu método, no qual expôs sua genial aplicação da mecânica à geometria, desta maneira, “pesava” imaginariamente áreas e volumes desconhecidos para determinar seu valor. Voltou logo a Siracusa, onde se dedicou totalmente ao trabalho científico. Embora Arquimedes seja mais famoso pelo princípio da Hidrostática que traz seu nome, talvez sejam mais notáveis suas investigações sobre a quadratura do círculo, que vem a ser a descoberta da relação entre a circunferência e o seu diâmetro. Na Hidrostática, o "Princípio de Arquimedes" ( o qual afirma "Qualquer corpo mais denso que um fluido, ao ser mergulhado neste, perderá peso correspondente ao volume de fluido deslocado" ) pode e deve ser considerado uma importante descoberta que determinou grande adiantamento no estudo das ciências físicas e produziu felizes resultados. Arquimedes dedicou toda a sua vida à pesquisa científica, uma das estórias mais conhecidas a respeito de Arquimedes é a da "Coroa de ouro de Hieron". Sua morte foi em 212 a.C. Siracusa, após ser morto por um soldado romano diante de  diversos conflitos e massacres da época. Seus escritos são verdadeiras memórias científicas, trabalhos originais, nos quais se dá por conhecido todo o produzido antes sobre o tema e apresentam-se elementos novos, próprios. As principais obras de arquimedes foram sobre: A esfera e o cilindro, Os conóides e os esferóides, As espirais, O equilíbrio dos planos, Dos corpos flutuantes, entre outros.

Fontes:
somatematica.com.br/biograf/arquimedes.php
infoescola.com/biografias/arquimedes/
ebiografia.com/arquimedes/
avatar
Lais Ribeiro de Oliveira
Mensagens : 6
Pontos : 1846
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Daniel Bernoulli e sua influência na atualidade

Seg maio 06, 2019 7:17 pm
Grandes nomes da Ciência Johann_Bernoulli2
A família Bernoulli ficou conhecida por seus membros que fizeram história na matemática, dentre eles um dos grandes nomes é Daniel Bernoulli. Nascido na Suíça, Daniel foi aluno de Johann Bernoulli I, um grande matemático que a propósito era seu pai. Cercado por cientistas de renome é notável a influência de sua família em sua paixão. Porém Daniel também foi de extrema importância para a física e matemática, e seus estudos são usados até os dias de hoje.
Sua primeira publicação foi sobre órbitas planetárias, entretanto seu estudo de maior influência foi sobre um princípio para fluídos em movimentos, e esse recebeu seu sobrenome :O princípio de Bernoulli. Tal estudo foi fundamental para o desenvolvimento da hidrodinâmica.
Como citei anteriormente suas descobertas ainda hoje são usadas e de importância. Mas você pode estar se perguntando, onde e como?
O princípio ou teorema de Bernoulli traduz para fluídos o princípio da conservação de energia, ao descrever o comportamento de um fluido que se move ao longo de uma linha de corrente. Tendo isso em mente sabe se que ele propôs uma forma de analisar e entender um fenômeno já existente. A seguir mostrarei situações e objetos que estão presentes em nosso dia a dia e que acontecem  por meio do processo explicado por Bernoulli:
Chaminés: As chaminés são altas com o objetivo de aproveitar a velocidade do vento que é mais constante e elevada em alturas maiores. O processo ocorre por meio da diferença de pressão entre a base e a boca da chaminé, já que quanto maior a velocidade do vento sobre a boca da chaminé, mais baixa é a pressão e maior a diferença em comparação com a base.
Outro exemplo que é bastante comum e demonstra perfeitamente o processo aqui abordado é a sustentação de aviões :
A asa das aeronaves tem seu formato curvo na face superior e angular em relação ás linhas de corrente incidentes com o objetivo de se obter um formato aerodinâmico. Graças á essa estrutura a velocidade do ar é maior na parte superior da asa e logo a pressão é menor. O contrario ocorre na parte inferior, e essa maior pressão gera a força resultante chamada suspensão.
Natação:
Nota se a aplicação do teorema quando o esportista ergue seus braços e faz o movimento de “cortar” a água com as mãos. Isso gera uma menor pressão e consequentemente maior propulsão.Esse são apenas alguns exemplos, mas que nos mostram como a física e a matemática estão presentes nos mais diversos momentos de nossas vidas, e eu julgo dizer até que em todos eles!
Fontes: Brasil Escola
            Bibliografias e Curiosidades
            Só matéria
avatar
Beatriz de Oliveira
Mensagens : 3
Pontos : 1843
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Louis Pasteur

Seg maio 06, 2019 7:51 pm
Louis Pasteur (1822-1895) nasceu em Dôle, na região Leste da França, no dia 27 de dezembro. Pasteur foi um cientista francês que realizou importantes descobertas nas áreas da medicina, microbiologia e química. Ele viajou por toda a França para provar suas teorias e resolver problemas agrícolas, industriais e a cura de pessoas afetadas por doenças infecciosas. Também realizou diversos experimentos que o conduziram a importantes descobertas científicas. Dentre elas , as que se mais destacam são :
• o conceito de que doenças são causadas por microrganismos;
• o processo de pasteurização;
• a vacinação contra a raiva;
• o estabelecimento da teoria da biogênese.
Pasteur é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia , juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch. Também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais.Grandes nomes da Ciência Ef382410

fontes :
eBiografia
Toda Matéria
avatar
Mirna Caliman
Mensagens : 2
Pontos : 1842
Data de inscrição : 04/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Nise da Silveira

Seg maio 06, 2019 7:54 pm
Nise da Silveira, psiquiatra alagoana (1905-1999), enxergou a riqueza de seres humanos que estavam "no meio do caminho". No meio do caminho entre o existir e a dignidade. No meio do caminho entre a loucura e a exclusão total. Entre o aceitável e o abominável.

Essa mulher se rebelou contra a psiquiatria que aplicava violentos choques para "ajustar" pessoas e propôs um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes.

Nise percebeu que as artes plásticas eram o canal de comunicação com os pacientes esquizofrênicos graves, que até então não se comunicavam verbalmente. As obras produzidas por eles davam "voz" aos conflitos internos que viviam, Nise também encorajou os pacientes psicóticos a conviverem com gatos e cachorros. O resultado foi uma admirável promoção de afetividade com os bichinhos.

Esquizofrênicos marginalizados e esquecidos puderam ser autores de obras hoje expostas no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro (RJ). A arte marcou o renascimento daquelas pessoas para a sociedade.

Os ensinamentos de Nise nos falam de uma atualidade que se repete a cada vez que a loucura é estigmatizada e polarizada: é ou não é louco(a). Cobramos de nós mesmos, o tempo todo: sejamos funcionais. Como se não pudéssemos falhar ou viver nossas escolhas fora da curva que definiram para nós.

Nise era uma defensora da loucura necessária para se viver. "Não se cura além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas."

Nise ficou presa de 1934 a 1936, durante o Estado Novo, acusada de envolvimento com o comunismo. Ela foi denunciada por uma colega de trabalho, que era enfermeira. No presídio Frei Caneca, ela dividiu a cela com Olga Benário, a militante comunista alemã que na época era casada com Luís Carlos Prestes.

Na prisão, Nise também conheceu o escritor alagoano Graciliano Ramos, que a cita em seu livro Memórias do Cárcere:

"(...) Lamentei ver a minha conterrânea fora do mundo, longe da profissão, do hospital, dos seus queridos loucos. Sabia-se culta e boa. Rachel de Queiroz me afirmara a grandeza moral daquela pessoinha tímida, sempre a esquivar-se, a reduzir-se, como a escusar-se a tomar espaço."

fonte:.huffpostbrasil
Grandes nomes da Ciência 40241801892_1e0e4b0bbd_z
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 42
Pontos : 1901
Data de inscrição : 30/04/2019
https://fisicaepp.forumbrasil.net

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Seg maio 06, 2019 8:03 pm
Opa, enfim nomes Brasileiros.
avatar
Nah Campos
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 03/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Marcelo Gleiser

Seg maio 06, 2019 8:23 pm
Marcelo Gleiser é um físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro, atualmente pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos. Desde 1991, é professor de Física e Astronomia e pesquisador da Dartmouth College em Hanover, Estados Unidos. Já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab, em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics da Califórnia. Recebeu bolsas para pesquisas da NASA, da National Science Foundation.

Na Dartmouth, ministra a disciplina "Física para Poetas", cujas aulas se caracterizam por relatos da história da ciência e dos cientistas juntamente com explicações sobre os fundamentos da física no laboratório através de experiências e demonstrações em sala de aula. Em 1994, ganhou do presidente norte-americano Bill Clinton o prêmio Presidential Faculty Fellows Award por seu trabalho de pesquisa em cosmologia e por sua dedicação ao ensino. 

Grandes nomes da Ciência 20190515
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 42
Pontos : 1901
Data de inscrição : 30/04/2019
https://fisicaepp.forumbrasil.net

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Seg maio 06, 2019 8:49 pm
Negócio  ta ficando bom. Acho que farei um tópico com cientistas brasileiros!
avatar
Ana Luiza A Caldeira
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Thaisa Bergmann

Seg maio 06, 2019 9:06 pm
A astrônoma venceu o prêmio prêmio For Women in Science, por sua pesquisa sobre buracos negros supermassivos — foi ela a primeira pessoa a observar um disco de acreção (disco de poeira e gás que se forma ao redor dos buracos negros) em uma galáxia considerada inativa. A pesquisadora tem feito diversas contribuições ao campo da astronomia extragalática, particularmente no estudo da atividade nuclear em galáxias, investigando a interação entre os Buracos Negros Supermassivos centrais com suas galáxias hospedeiras. Storchi-Bergmann tem estudado o fenômeno da atividade nuclear em diversas escalas espaciais:

De 100 a 1000 raios de Schwarzschild, região que corresponde ao disco de acreção em torno do buraco negro central supermassivo[2]; este trabalho tem sido feito através do monitoramento das regiões centrais de galáxias ativas;
De dezenas a centenas de parsecs, onde tem investigado os processos de alimentação dos buracos negros supermassivos; recentemente (2019) publicou um review para a revista Nature Astronomy sobre a alimentação de buracos negros supermassivos.
De centenas a vários kiloparsecs, onde tem investigado os processos de feedback da atividade nuclear associada aos Buracos Negros Supermassivos centrais

Thaise foi incluída pela Revista Veja no grupo de doze pesquisadores brasileiros mais citados em publicações internacionais(1674 citações na época e mais de 8000 atualmente segundo o banco de dados Astrophysics Data System). No mesmo ano, a pesquisadora presidiu a organização do 222º Simpósio da União Astronómica Internacional, um dos principais congressos mundiais sobre galáxias ativas, realizado na cidade de Gramado. E ganhou o Prêmios L'Oréal-UNESCO para mulheres em ciência pela contribuição para a ciência como um todo e, particularmente, sua contribuição para a compreensão de como buracos negros interagem com suas galáxias hospedeiras e como isto afeta a evolução das galáxias


Grandes nomes da Ciência Thaisa-Storchi-Bergmann-Retrato

pt.wikipedia.org/wiki/Thaisa_Storchi_Bergmann
revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/07/10-brasileiros-que-vao-te-fazer-acreditar-na-ciencia-nacional.html


Última edição por Ana Luiza A Caldeira em Seg maio 06, 2019 9:20 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Nah Campos
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 03/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty José Leite Lopes

Seg maio 06, 2019 9:15 pm
José Leite Lopes foi um físico brasileiro, especializado em teoria quântica de campos e física de partículas. É um cientista de renome internacional. Foi o grande articulador político da fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto que criou juntamente com César Lattes ( físico conhecido pela descoberta do Píon). Além disso, participou de articulações para fundar outras instituições importantes, como a Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de 1967 a 1971. Lopoes doutorou-se em física na Universidade de Princeton.

Reconhecido internacionalmente por suas muitas contribuições à física teórica, especialmente nas seguintes áreas:

• Predição da existência de um bóson vetorial neutro (bóson Z), em 1958, através da elaboração de uma equação que mostrava a analogia da interação nuclear fraca com o eletromagnetismo

• O modelo de dominância do vetor na interação nuclear fraca

• Estrutura nuclear shell em reações fotonucleares

• A construção do espaço de Fock

• Potencial pseudoscalar de um méson na teoria do dêuteron

• Pares de mésons escalares

• Modelos estruturais de leptons e quarks

Grandes nomes da Ciência 20190516
avatar
Luanna Flores
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Jocelyn Bell Burnell

Seg maio 06, 2019 9:21 pm
Para meu comentário fiz uma breve pesquisa sobre nomes femininos na ciência, e encontrei no site SóCientífica uma lista de 18 grandes mulheres na ciência. Entre esses dezoitos nomes, a história de Jocelyn Bell Burnell foi a que mais me chamou atenção, por isso segue abaixo  um breve resumo sobre essa mulher que, com certeza, estabeleceu um marco na ciência!

Grandes nomes da Ciência Ccegrh12

Susan Jocelyn Bell Burnell é uma astrofísica, mais conhecida por sua descoberta de pulsares, estrelas de nêutrons rotativas que parecem "pulsar", já que o feixe de luz que emitem só pode ser visto quando está voltado para a Terra. Sua observação, feita em conjunto com seu supervisor, Antony Hewish, é considerada uma das maiores descobertas da astronomia no século XX.

Burnell nasceu na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, em 15 de julho de 1943. Seu pai, Philip Bell, foi um arquiteto que ajudou a projetar o Planetário Armagh, na Irlanda. Quando criança, adorava ler os livros de astronomia do pai, e seus pais muitas vezes a levavam para o planetário. Eles acreditavam fortemente na educação de crianças e incentivaram a filha a buscar seu interesse pela ciência, apoiando e ajudando ela a alcançar seus objetivos de vida.

Ela se formou em física pela universidade de Glasgow em 1965. Enquanto esteve lá, Jocelyn se distinguiu o suficiente para ser aceita na pós-graduação da Universidade de Cambridge. Ela se mudou para Cambridge e começou a estudar radioastronomia, trabalhando com os astrônomos Anthony Hewish e Martin Ryle.

A maior descoberta de Jocelyn Bell Burnell ocorreu quando ela estava pesquisando em radioastronomia. Ela começou a examinar alguns sinais estranhos nos dados do radiotelescópio que ela e seus parceiros construíram. O gravador do telescópio produzia centenas de metros de impressões por semana e cada centímetro tinha que ser examinado para detectar quaisquer sinais que parecessem fora do comum. No final da examinação, ela começou a notar um sinal estranho que parecia emanar de apenas uma parte do céu.

Parecia variável, e depois de algumas análises, ela percebeu que tinha um período de 1,34 segundos. Este "scruff", como ela chamou, destacou-se contra o ruído de fundo que vem de todas as direções do universo. A mídia chamou isso de pulsares de estrelas colapsadas e publicou a história. Os pulsares são corpos tão densos que envolvem uma massa equivalente a 2-3 vezes a do Sol em uma esfera de 20 a 30 quilômetros de raio. Sua atração gravitacional é tão forte que uma moeda a um metro de altura de sua superfície alcançaria a uma velocidade próxima da luz.

A descoberta foi considerada incrível, mudando a visão que os cientistas tinham do universo. O feito foi aclamado e ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1974. Contudo, Burnell foi excluída, e quem levou o reconhecimento foram seu supervisor, Antony Hewish, e o astrônomo Martin Ryle. Segundo o portal IFL Science, a decisão nunca foi bem aceita pela comunidade astronômica.

Somente cinco décadas depois o trabalho da cientista finalmente foi reconhecido, e ela ganhou o Prêmio Especial de Inovação em Física Fundamental, do Breakthrough of the Year, levando US$ 3 milhões. Surpreendentemente, ela anunciou que o dinheiro será usado como fundo de bolsas de estudos para mulheres e minorias.

Aos 75 anos, Burnell atualmente é professora de Astrofísica na Universidade de Oxford, e Chanceler da Universidade de Dundee, ambas no Reino Unido. Ela declarou que segue apaixonada por pela ciência, principalmente pela área de fenômenos astronômicos transitórios.

A história de Burnell só destaca a falta de mulheres no Prêmio Nobel: nenhuma mulher ganha desde 2015. Além disso, apenas 49 cientistas já levaram a condecoração, em comparação com 847 homens.

Obs.: Para quem ficar mais interessado tem uma matéria em inglês falando sobre o prêmio que Jocelyn ganhou, é só pesquisar no Google: Decades After Being Passed Over for a Nobel, Jocelyn Bell Burnell Gets Her Due

Fonte: Grupo Escolar, Revista Galileu e SóCientífica
avatar
Ana Luiza A Caldeira
Mensagens : 5
Pontos : 1845
Data de inscrição : 06/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Nikola Tesla

Seg maio 06, 2019 9:49 pm
Nikola Tesla foi um inventor austríaco que se dedicou à criação de tecnologias nos ramos da Engenharia Mecânica e da Eletricidade.Tesla recebeu muitos títulos e prêmios durante a sua carreira. Em 1912, recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Thomas Edison, com quem tinha sérias divergências. Em 1934, recebeu a medalha John Scott pelo desenvolvimento do sistema de energia polifásico. O inventor nutria o interesse por sistemas de iluminação sem fio e seus experimentos exploravam a distribuição de energia de alta tensão e frequência. Também foi uma das primeiras pessoas a manifestar a possibilidade de comunicação sem fio intercontinental e tentou colocar essa ideia em prática na época, sem sucesso. A tentativa ficou conhecida como o projeto da Torre Wardenclyffe.
As contribuições de Tesla à ciência foram muitíssimo expressivas. Ele criou teorias e tecnologias que marcaram a história do desenvolvimento tecnológico da humanidade. Várias tecnologias utilizadas hoje foram criadas a partir dos princípios e protótipos desenvolvidos por Nikola Tesla. A lista a seguir destaca algumas das principais contribuições de Tesla.

Invenção da corrente alternada (AC);
Contribuiu para a invenção do rádio por Marconi (transmissão de informação via ondas eletromagnéticas);
Idealizou o radar;
Estudos relacionados com a ressonância magnética;
Desenvolveu o motor a indução (Indução eletromagnética);
Desenvolveu a lâmpada fluorescente;
Inventou o controle remoto;
Desenvolveu sistemas de ignição para veículos automotores
Grandes nomes da Ciência Tesla_circa_1890



Fontes:mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/nikola-tesla.htm
revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/01/9-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-nikola-tesla.html
avatar
João Victor de Souza
Mensagens : 5
Pontos : 1846
Data de inscrição : 03/05/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Suzana Herculano-Houzel

Ter maio 07, 2019 6:45 am
Suzana Herculano-Houzel é uma neurocientista carioca que está a frente do Laboratório de Neuroanatomia Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
Ela foi a primeira cientista brasileira a ser convidada a participar da conhecida mundialmente Conferência TEDGlobal.

A Conferência TED(Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos,sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".
Seu principal campo de pesquisa é neuroanatomiacomparada. Suas descobertas incluem um método de contagem de neurônios em cérebros humanos e de outros animais e a relação entre a área e espessura do córtex cerebral e o número de dobras em sua superfície. Uma de suas marcar na ciência foi a criação de uma forma de comparar o número de neurônios em cérebros de diferentes animais, usando o que ela chama de “sopa cerebral”.  Sua outra maior descoberta  foi uma pesquisa que concluiu que assar a comida foi o fator que levou os humanos a terem cérebros maiores.

Escreveu os seguintes livros:
•O Cérebro Nosso de Cada Dia (Vieira & Lent, 2002)

•Sexo, Drogas, Rock and Roll... & Chocolate (Vieira & Lent, 2003)

•O Cérebro em Transformação (Objetiva, 2005)

•Por que o Bocejo É Contagioso? (Jorge Zahar Editor, 2007)

•Fique de Bem com seu Cérebro (Sextante, 2007)

•Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor (Sextante, 2009)

•A vantagem Humana (Companhia das Letras, 2017)



Grandes nomes da Ciência Images10

Fonte: Canalciência
Wikipédia
Segredos do Mundo
avatar
Sophia Gomes
Mensagens : 6
Pontos : 1852
Data de inscrição : 30/04/2019

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Ter maio 07, 2019 8:53 am
Cesare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, foi um dos cientistas brasileiros mais brilhantes de sua geração. Com apenas 23 anos, ao lado do cientista inglês Cecil Frank Powell e o italiano Giuseppe Occhialini, descobriu uma partícula no interior do núcleo atômico que garante a coesão do átomo: o méson pi.
Após o seu bacharelado, Lattes dedicou-se ao estudo da física atômica. Porém na sua época os cientistas questionavam como os prótons mantinham-se unidos no núcleo do átomo. Dessa forma, sua descoberta marcou o início da fisica de partículas elementares. Outrossim, foi uma grande referência para a criação do Conselho Nacional de Pesquisas, uma vez que foi uma grande contribuição para as pesquisas científicas e tecnológicas do país.
Apesar do seu falecimento em 2005, recebe várias homenagens do Brasil e exterior e também vários prêmios, como o Prêmio de Einstein e a Medalha Santos Dumont.

“A ciência não pode prever o que vai acontecer. Só pode prever a probabilidade de algo acontecer. ” 
“Tudo o que eu fiz não vale uma sinfonia de Mozart.”

Grandes nomes da Ciência Images11



Conteúdo patrocinado

Grandes nomes da Ciência Empty Re: Grandes nomes da Ciência

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos