Física EPP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Guilherme Piterman
Mensagens : 2
Pontos : 1842
Data de inscrição : 06/05/2019

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Seg maio 06, 2019 5:44 pm
Com filmes e séries abordando cada vez mais o assunto, o multiverso tornou-se uma teoria muito aceita no mundo atual, gerando muitos questionamentos e dúvidas sobre nossa própria existência, mas para dar continuidade à essa discussão, é preciso responder, o que é o multiverso? O multiverso é a teoria que se baseia na existência de infinitos universos paralelos (semelhantes ou não) ao nosso. Essa teoria pode se correlacionar com a expansão infinita do universo, em que a inflação causada pelo Big Bang (contínua expansão do universo) não apenas não acaba em nosso universo, mas também ,em uma dimensão não observável, ela é interrompida por uma quantia de força e energia equivalente ou ainda maior, ou seja, por outras inflações causadas por outros Big Bangs delimitando o espaço e tempo de nosso universo.
1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO 470911

Mas como esses universos seriam paralelos? A Teoria das Bolhas sugere que além dos universos se delimitarem, um próprio universo e se colidir em si mesmo, curvando seu próprio espaço e tempo e transformando-se em uma espécie de bolha. Essas bolhas coexistem entre si em um espaço regido por uma dimensão desconhecida, “flutuando” umas ao lado das outras. Porém, como os universos possuem densidade e volume, eles consequentemente contém massa, o que faria com que houvesse uma força gravitacional por parte deles, sendo que essas forças poderiam causar em uma colisão entre duas bolhas, gerando uma explosão colossal. Muitos teóricos acreditam que esta colisão seria a explicação para o Big Bang, em que dois universos exponencialmente densos e volumosos se colidem em uma dimensão estranha gerando uma série de explosões q se expandiriam e se “densificariam” mais tarde, gerando outro universo.
1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Multiv10

E poderíamos ir para estes supostos universos paralelos? Não exatamente, ou pelo menos, não por meios convencionais. Como estes universos estão separados por uma dimensão desconhecida e não observável, mesmo viajando em velocidades como a da luz, não seria possível atravessar essas espécie de 4ª parede, até por que, como citado antes, nosso universo é finito em dimensões desconhecidas, porém, teoricamente, infinito nas 3 dimensões observáveis, dificultando o processo. Porém, um dos “meios de transporte” mais aceitos por teóricos para se viajar no multiverso seriam os buracos de minhoca. Os buracos de minhoca são singularidades do contínuo espaço-tempo que, resumidamente, são um atalho através do espaço e tempo. Essas singularidades supostamente transportariam matéria de um espaço ao outro sem locomoção temporal e de um tempo ao outro sem locomoção de espaço. Mas como estes podem transcender o contínuo espaço-tempo, eles também transcenderiam espaços inter-dimensionais, podendo assim, inter-ligar dois universos diferentes.
1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Image310

Séries como Flash e Dr.Who abordam bastante sobre o Multiverso, mas como são séries de ficção não podemos basear nossos estudos nelas, outros filmes também como Donnie Darko e Coherence (que fortemente indico) também se baseiam nestas teorias. O maior estudante dessa teoria seria o grande Stephen Hawking, que faleceu em meio ao seus estudos, deixando seu trabalho para seu parceiro no ramo, Thomas Hertog. Vale lembrar que tudo que foi falado é apenas teorizado, nada ainda é totalmente comprova do, porém uma dúvida a mais não dói em ninguém.
1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO T1cnjv10
avatar
Maria Eduarda Duarte
Mensagens : 9
Pontos : 1855
Data de inscrição : 02/05/2019

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty Re: 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Seg maio 06, 2019 9:52 pm
1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Deja-vu_19385_l


O dejá-vu é um sentimento que temos de já termos visto o fato antes, e como se fosse um replay de algo cotidiano, onde a pessoa tem certeza que já aconteceu aquilo antes, mas não ocorreu. A ciência explica como uma falha cerebral, o nosso cérebro tem várias formas de memória, onde os fatos que estamos vivenciados são armazenadas diretamente na nossa memória imediata, mas quando isso manifesta significa que foram em destino a de longo ou médio prazo. Há também o dejá-vecu, quando o indivíduo antecipa o futuro sabendo o que irá acontecer mesmo antes do ocorrido, apesar dos cientistas bateram na tecla que são apenas falhas do nosso cérebro, nada impede que possa ser uma memoria guardada em versões dos nossos eu, que vivem em universos paralelos.
Séries como Stranger Things abordam também essa temática de mundo invertido.
avatar
Gabriel dos Santos
Mensagens : 3
Pontos : 1839
Data de inscrição : 08/05/2019

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty Re: 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Qua maio 08, 2019 2:11 pm
"Mas como esses universos seriam paralelos? A Teoria das Bolhas sugere que além dos universos se delimitarem, um próprio universo e se colidir em si mesmo, curvando seu próprio espaço e tempo e transformando-se em uma espécie de bolha. Essas bolhas coexistem entre si em um espaço regido por uma dimensão desconhecida, “flutuando” umas ao lado das outras."

Nossa muito bom Guilherme, achei muito interessante!! De acordo com esse trecho, o que aconteceria com os elementos presentes no universo que se colidiu? Tipo eles se transformariam ou simplesmente desintegrariam?
avatar
João Pedro Lopes
Mensagens : 2
Pontos : 1839
Data de inscrição : 06/05/2019

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty Re: 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Qua maio 08, 2019 2:20 pm
Para responder sua pergunta Gabriel, os elementos tornaria antimatéria em que consiste no inverso do que é a matéria. Ela é composta de antipartículas, que possuem a mesma característica das partículas (massa e rotação), mas com carga elétrica contrária. É o caso do pósitron, também conhecido como antielétron, que tem carga positiva. Ou do antipróton, que, diferente do próton, é negativo. Tal conceito foi proposto por Paulo Dirac em 1928. Afirmativa que é uma teoria obviamente.

Fonte: super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-antimateria/
avatar
João Pedro Lopes
Mensagens : 2
Pontos : 1839
Data de inscrição : 06/05/2019

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty Re: 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Qua maio 08, 2019 2:26 pm
Para complementar a pesquisa do Guilherme, é bom entender à parte sobre o buraco de minhoca por meio de uma leitura da explicação feita nisso:

colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-buraco-de-minhoca
Conteúdo patrocinado

1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO Empty Re: 1 EM INFINITOS: A TEORIA DO MULTIVERSO

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos